domingo, 17 de março de 2013

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA O USO EM RELATÓRIOS


VOCÊ  PENSA
VOCÊ   ESCREVE
 
O aluno não sabe
 
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
 
Não tem  limites
 
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
 
É nervoso
 
Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...
 
Tem o costume de roubar
 
Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
 
É agressivo
 
Demonstra agressividade em situações de conflito;                                                               usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
 
É bagunceiro, relaxado, porco
 
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
 
Não sabe nada
 
Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...
 
É largado da família
 
Aparenta ser desassistido pela família, pois...
 
É desobediente
 
Costuma não aceitar e  compreender as solicitações dos adultos;
Tem dificuldades em cumprir regras...
 
É apático, distraído
 
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos
 
É mentiroso
 
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
 
É fofoqueiro
 
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
 
É chiclete
 
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
 
É sonso e dissimulado
 
Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
 
É preguiçoso
 
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
 
É mimado
 
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.
 
É    deprimido,  isolado, anti-social
 
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;
Ainda  não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
 
É tagarela
 
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
 
Tem a boca suja
 
 Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar
 
Possui distúrbio de comportamento
 
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
 
É egoísta
 
 Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva
 

    
 
  Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário