terça-feira, 18 de março de 2014

ATIVIDADES COPA 2014 - SALA DE RECURSOS



Elaboração:

 Professoras   Fernanda Cibien Taquini
                     Patrícia Vassoler
                                                                                                                                                                                            

Justificativa
O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país.
Em ano de Copa do Mundo, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os ambientes.
Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre as crianças, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer as aulas.

 Objetivo Geral
Este projeto visa um trabalho enriquecedor, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores que incentivam a curiosidade dos educandos.
Objetivos Específicos
·         Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem;
·         Respeitar às diferenças e as regras de convivência;
·         Perceber a importância do esporte;
·         Ampliar conhecimentos culturais;
·         Desenvolver estratégias de leitura;
·         Refletir sobre a escrita;
·         Compreender melhor as regras do futebol;
·         Desenvolver habilidades e competências ligadas à pesquisa;
·         Reconhecer a importância do gênero notícia, notando seu caráter informativo;
·          Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras com bola;
·         Reconhecer das letras (utilizando o nome das crianças, da mascote, dos países);
·          Ampliar conceitos matemáticos.

Duração do projeto:  3 meses
Temas Transversais

Ética: Abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Conteúdos:
·         Listas de nomes comuns no futebol;
·         Textos jornalísticos, revistas, livros;
·         Músicas que abordam o tema futebol;
·         Cruzadinhas, caça-palavras;
·         Curiosidades sobre o tema;
·         Agenda da Copa;
·         Mascote da Copa, que retrata o país-sede.
·         Obra artística sobre o futebol
·         A Bandeira Brasileira  e as bandeiras dos demais países.
·         Produção e Interpretação de textos
·         Pesquisas na Internet.
·         Colagem
·         Charge
·         Brincadeiras com bola
·         Desenhos;
·         Pintura

Desenvolvimento:






Atividades Específicas para os alunos autistas:


  • ·         Vídeo no You tube com a Música ORA BOLAS – Paulo tatit
  • ·         Observação: Bola de futebol
  • ·         Colorir o mascote da copa.
  • ·         Quebra cabeça do Fuleco
  • ·         Jogo da memória com o mascote Fuleco
  • ·         Atividade: Qual é a forma geométrica da bola.
  • ·         Fazer uma bola com jornal e encapar de durex colorido e dar pro aluno brincar.
  • ·         Brincadeiras com Bola: O MICO – BOBINHO – CHUTE AO GOl
  • ·         MICO: Neste jogo participam quatro ou mais pessoas e o objetivo é evitar que duas bolas se encontrem na mão de uma pessoa. Para iniciar o jogo os participantes devem se posicionar em círculo, ficando duas crianças que se defrontam, de posse de uma bola, que é chamada de "mico". Ao sinal de início, as crianças que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompe-se a brincadeira.
  • ·         Atividade: Colagem de papel picado na taça do campeão do mundo.
  • ·         Atividade: Ligar os pontinhos formando uma bola.
  • ·         Observação: Qual objeto foi formado?
  • ·         Atividade: Quantidades de bola.
  • ·         Pareamento das letras da palavra BRASIL e BOLA
  • ·         Observação: A cor verde. Trazer folhas, massinha de modelar e objetos verdes.
  • ·         Atividade: Montar a Bandeira do Brasil em EVA ou Papel Picado.
  • ·         Fazer juntos uma gelatina verde e amarela, deixar os alunos misturarem o pó na água, observando as cores verdes e amarelas firmarem-se;
  • ·         Música: Partida de Futebol – Skank
  • ·         Atividade: Montagem do Boneco Jogador de Futebol
  • ·         Observação: Partes do Corpo
  • ·         Pareamento do Fuleco e sua sombr
  • ·         Quebra- Cabeça do Fuleco
  • ·         Alinhavo da Chuteira
  • ·         Associação Números ∕ Quantidade, relacionando bolinhas de futebol
  • ·         Montagem do pompom com papel crepom.
  • ·         Encher bolas de soprar e brincadeiras com bolas de soprar.
  • ·         Viseira do Brasil.
  • ·         Lembrancinha da copa

Plano de Atendimento Educacional Especializado em Multiníveis:

Leve


Moderado


Severo



Pranchas e jogos pedagógicos relacionados ao tema COPA:


Jogo da Forca
O jogo da forca é um jogo em que o jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra ( no nosso caso, a COPA) . A cada letra errada, é colocada uma parte do corpo do enforcado ( jogador de futebol). O jogo termina ou com o acerto da palavra ou com o término do preenchimento das partes corpóreas do enforcado.
Para começar o jogo se desenha uma base e um risco correspondente ao lugar de cada letra.
Por exemplo, para a palavra "FUTEBOL", se escreve:
  1. F U T E B O L ------>  _ _ _ _ _ _ _
O jogador que tenta adivinhar a palavra deve ir dizendo as letras que podem existir na palavra. Cada letra que ele acerta é escrita no espaço correspondente.
  1. F U T E B O L     →    F _ _ E B _ _
Caso a letra não exista nessa palavra, desenha-se uma parte do corpo (iniciando pela cabeça, tronco, braços…)
O jogo é ganho se a palavra é adivinhada. Caso o jogador não descubra qual palavra é ele perde.
O jogador que tentava adivinhar a palavra antes então escolhe uma nova palavra e invertem-se os papéis.



Quebra- cabeça 
O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas.

Pareamento de figuras
Pareamento é juntar em par, combinar objetos ou figuras iguais. Nesse caso, o aluno deverá parear a figura colorida do Fuleco a sua sombra correspondente.



Coordenadas silábicas
Esse jogo é formado por 36 tampinhas que representam as sílabas das 8 cartelas do jogo. São 2 cartelas com palavras polissílabas, 2 com palavras trissílabas e 2 com palavras dissílabas e 2 com palavras monossílabas. As palavras são relacionadas a COPA, como futebol, bola, Ronaldinho, taça, apito, etc...
Também faz parte do jogo, um tabuleiro com um quadrado de 36 cm de lado, que foi dividido em 7 colunas e 7 linhas. Observe que na primeira coluna nós colocamos os números de 1 a 6 e estão destacados na cor vermelha, fizemos o mesmo na primeira linha, a cor destacada é o verde.
Agora as 36 tampinhas são colocadas sobre o tabuleiro de forma aleatória e o jogo está pronto para ser usado.
Para começar a partida, um jogador lança os dois dados (um verde e um vermelho), os valores obtidos nas faces dos dados representarão as coordenadas da sílaba sorteada. Se essa sílaba se encaixar em uma das cartelas do jogador que lançou o dado, então ele retirará essa sílaba do tabuleiro e colocará sobre a cartela correspondente, caso contrário a sílaba permanecerá no tabuleiro.
Vencerá a partida aquele que primeiro preencher as quatro cartelas.



Batalha silábica
Batalha Silábica consiste em dois tabuleiros com várias tampinhas presas com ímãs. É um jogo em que dois jogadores ou dois grupos de jogadores se enfrentam na tentativa de descobrir onde cada grupo escondeu suas palavras, que no nosso caso, são relacionadas ao nosso tema de estudo que é a COPA ( Ronaldinho, futebol, bola, gol), a partir de suas coordenadas (linhas A, B, C, D, E, e colunas 1, 2, 3, 4), semelhante ao jogo Batalha Naval. O jogo explora o raciocínio e serve para trabalhar a ideia de par ordenado (Matemática) e formação de palavras através de sílabas (Português).




Silabol
Veja mais um jogo que envolve a formação de palavras através das sílabas. Trata-se do Silabol, um jogo onde as crianças se divertem ao lançar as bolas dentro de uma caixa com diversas sílabas e em seguida tentam formar palavras com as sílabas sorteadas.
Material do jogo:
- Uma caixa quadrada de 45cm de lado
- Três bolas de ping-pong
- Cem peças quadradas de EVA de 4,5cm de lado
- 50 cédulas pequenas (quinze de  R$ 1,00 - quinze de R$ 2,00 - dez de R$ 5,00 - quatro de R$ 10,00 - duas de R$ 20,00 - duas de R$ 50,00 - duas de R$ 100,00)
Regras do Jogo:
O jogador que começa a partida, lança as três bolas dentro da caixa. As sílabas sorteadas serão retiradas da caixa e o jogador tentará formar o nome relacionado ao tema que estamos estudando ( no nosso caso, a COPA). Durante a formação da palavra o jogador poderá retirar sem sorteio mais uma sílaba da caixa para completar a palavra. Caso o jogador consiga formar uma ou mais palavras, ele receberá R$ 2,00 por cada sílaba da palavra formada.
Ojogo é ótimo, trabalhamos a formação de palavras, raciocínio lógico, matemática, o uso de dinheiro.



Jogo: Qual é a bandeira?
O aluno deve colocar as bandeiras no tabuleiro relacionando-as com os nomes dos respectivos países inscritos na copa do mundo. Os nomes estão no tabuleiro, escritos nos gomos hexagonais. Na sua vez, o jogador pega uma bandeira e a coloca sobre o hexágono. Se colocar no nome errado, passa a vez. Quem terminar primeiro vence a partida. Como nossa intenção é ensinar, o jogo conta com uma ficha de apoio onde o aluno poderá consultar diversas bandeiras do mundo todo.


Prancha: Quem sou eu?
Nesta prancha o aluno terá que associar o nome do jogador com a sua imagem. As fichas com os nomes dos jogadores são móveis e fixadas com apoio de um velcro no verso. Caso o aluno tenha dúvida ou não conheça o jogador, será uma boa oportunidade de fazerem juntos uma pesquisa na internet !!!

Parear letras / Construção de palavras com alfabeto móvel

O aluno deverá fazer a transferência sempre da esquerda para a direita, fazendo o pareamento das letras do alfabeto móvel, com as letras da prancha em estudo. As peças são fixadas com velcro.


Jogo da Memória: Estádios da Copa

Teremos jogos em 18 estádios brasileiros. O jogo pode ser trabalhados com alunos com deficiência mental leve depois de uma pequisa na internet sobre o tema e leitura de reportagens relacionadas. É uma boa maneira de se desenvolver a habilidade da memória e aprender mais sobre o nosso país.



Desafio: Anéis Olímpicos
Material para um Desafio:
9 peças de dominó (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e uma prancha com o desenho dos cinco anéis.
Regra do desafio:
Coloque dentro de cinco anéis olímpicos os números de 1 a 9 de tal modo que dentro de cada anel a soma dê 11.


Aqui somos nós... Com os nossos queridos alunos...




Atividades em folha relacionadas ao tema COPA:









































O álbum de figurinha será uma pesquisa feita na internet com os alunos.





Recursos Áudio visuais que facilitam aprendizagem:

Vídeo " Ora bolas" Paulo Tatit


Vídeo " Tatu Bola - O mascote da copa do mundo 2014"

Gaby Amarantos - Todo Mundo / Música oficiala da Copa do Mundo 2014

Skank - " Uma partida de futebol"









7 comentários:

  1. O projeto ficou ótimo amigas.. Vocês estão de parabééns !! Quero um dia ter um terço da criatividade de vocês !! hehe bjsss

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  2. Esse trabalho com alunos do AEE é muito gratificante. A escola possui a vantagem de ser uma das instituições sociais em que é possível o encontro das diferentes presenças. Ela é também um espaço sociocultural marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e agrega valores diversos. PARABÉNS!!!!!

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  3. Parabéns pelo projeto apresentado . Sabemos que tudo que é realizado com prazer e conhecimento sempre tem resultados positivos e isso foi mostrado neste projeto. Parabéns !!

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  4. Obrigada Adenice! Trabalhamos com amor e amamos o que fazemos... Talvez esse seja o nosso segredo!
    Fernanda e Patrícia!

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  5. Patricia e Fernanda, Parabéns pelo empenho , pela dedicação e pela competencia.Tê-las em minha equipe para mim é motivo de orgulho.
    Alunos especiais merecem professores(as) absolutaMente especiais, assim como vocês.
    Parabéns pelo blog. Está lindo como tudo o que vocês fazem. Amo-as de todo meu coração.

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    1. Obrigado Cirléia, Devemos isso a você, que sempre nos mostra a fazer as coisas por amor e com competência e dedicação.
      Gostaria de agradecer imensamente todo o apoio, aprendizado e amizade que você nos proporcionou.

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  6. Caras colegas, sou professora da Sala de Recursos e achei o Blog maravilhoso, principalmente o projeto copa. Tirei muito proveito. No próximo semestre pretendo trabalhar Folclore, se tiverem alguma sugestão. Grata,Lívia.

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